Professora Joseane Cananda's profile

Interpretações: "Vozes-Mulheres" e "Sou negro",

Interpretações sobre os poemas "Vozes-Mulheres", de Conceição Evaristo, e "Sou negro", de Solano Trindade.
Componente Curricular: Língua Portuguesa
Professora: Joseane Cananda
Ano: 2ºA - EM
Escola Estadual Prof.º Luiz Alberto Abraham (Bataguassu - MS, 79780-000)
Nas imagens, respectivamente: Solano Trindade e Conceição Evaristo
Aluna: Maria Luiza Chaves 
Esse texto fala sobre o negros serem escravizados, na época antiga muitos deles eram escravizados por sua cor. Eles não tinham dó e nem piedade; os negros eram maltratados e isso era muito comum antigamente. Os dois texto falam sobre as diferenças das cores entre negros e brancos, e falam também sobre a humilhação que os negros passavam, bem como sobre os trabalhos escravos sem direito a pagamento, roupas e, muitas das vezes, sem sequer água potável. Eles apanhavam e eram espancados até a morte, por não cumprir as obrigações. 

                                                 
Aluna: Alessandra Neiva
Quem descreve esses dois textos são duas crianças que falam sobre os negros serem escravizados por povos brancos; retratam como eles eram tratados por serem de raças diferentes, e mostram que, por serem pessoas diferentes, o jeito de viver não são os mesmos, mas as histórias são as mesmas. Mostra também a vivência e o preconceito com mulheres. 
Os textos traduzem a humilhação dos negros para conseguirem algo, e sua semelhança é o fato de que os negros são maltratados, e isso é uma das atitudes desnecessárias que ainda acontecem hoje em dia.
Aluna: Bianca Serafim
O poema está relacionado a um contexto no qual a poeta assume o ponto de vista do negro. O acontecimento pelo qual o poema retrata é o da escravidão, onde pessoas negras eram levadas em "navios negreiros", o que se trata de um caso sério de racismo e também de preconceito.
Na época da escravidão - meados de 1530 - as pessoas, infelizmente, sofriam demais, e tudo começou com o tráfico africano no século XV.
Os primeiros a serem escravizados foram os indígenas; eles trabalhavam e trabalhavam sem receber nada em troca, e a escravidão no Brasil foi tão ruim e cruel que os africanos foram trazidos durante três séculos. A imagem do trabalhador escravo associou-se a cor da pele do africano. 
Aluna: Emily Cazuza
A escravidão começou em 1530 no Brasil, e foi responsável pelo sofrimento de milhares de indígenas, que durou por 300 anos. Começou com a escravidão dos indígenas no século XVI, e depois foi substituído pelos africanos no século XVII, trazido pelos meios de tráfico negreiro. 
Os portugueses vieram para a exploração da terra. No ano de 1534 Portugal implantou a América Portuguesa, o sistema de capitanias hereditárias.
O poema de Conceição de Evaristo "VOZES-MULHERES, fala muito que sua bisavó, avó, mãe e filha não tinham voz, não eram escutadas pelos brancos-donos e tentavam falar em meio a fome e sangue, ficavam nos fundos das cozinhas alheias e em baixo das roupas sujas dos homens brancos.
O poema de Solano Trindade "SOU NEGRO" fala sobre Dione, um homem negro, onde seus avós foram queimados pelo sol da África, e a alma de Diane recebeu o batismo dos tambores. Esse poema também, como o de Conceição de Evaristo, predomina a fala sobre seus familiares negros e como eles sofreram com a escravidão, e o desejo de liberdade. É muito importante, ao final dos dois poemas, o fato e os autores escreverem sobre libertação.
Aluna: Rayane Reis
A vida dos escravos
Os escravos passavam por diversas situações, os grandes senhores maltratavam e espancava os negros. Fora que as condições dos navios se encontravam em estado de calamidade com doenças, falta de comida, água e outros recursos. Muitos deles eram jogados em alto mar sem nenhuma dignidade humana, mulheres e crianças eram alvos de torturas e crianças eram usadas com o tráfico de órgãos.
A vida escravista não era fácil, os homens eram espancados por chicotes e sofria todos os tipos de castigos cruéis. 
"A carne mais barata do mercado, é a carne negra". Assim como diz no trecho da música, os negros eram comercializados como se fossem objetos sem valor algum, apenas para trabalhar.

Aluna: Marya Luiza
A escravidão teve início na década de 1530, essa escravidão ocorreu a princípio com os nativos entre os séculos XVI e XVII, e logo depois substituída pela escravidão dos africanos que chegaram até o Brasil pelo conhecido tráfico negreiro.
Os portugueses desprezavam os trabalhos braçais, então começaram a usar os indígenas como escravos de seu trabalho. A escravidão no Brasil foi muito cruel e dolorosa; a quantidade de africanos trazidos durante três séculos foi imensurável, e a imagem dos trabalhadores escravos  se associou em nosso país pela cor de pele dos africanos. O racismo foi o principal por trás da instituição da escravidão, as consequências do passado a mais de 130 anos está a abolição, violência, pobreza e a discriminação que afetou os negros no Brasil.
A escravidão afetou muitos indígenas, e disseminou preconceitos no nosso país. Nessa época, as coisas eram horríveis e milhares de africanos sofreram em mãos prendas, passaram por muita violência e viveram sofrendo dor por conta do tom de pele. Além disso, sofreram diversos tipos de agressões, principalmente as mulheres. A escravidão nos mostra o quando o ser humano consegue ser cruel e frio quando se trata da origem, nacionalidade e principalmente a cor da pele.

Aluna: Yzabela Silva
Para começar, fala sobre escravos negros serem escravizados por povos brancos, e os dois textos retratam a diferença de cor entre negros e brancos. Como negros eram maltratados por povos brancos, os textos retratam a humilhação que os negros sofriam durante a escravidão. Os trabalhos escravos, sem direito a pagamentos, a vestimentas e muitas das vezes sem alimentos e sem água potável. Eles eram humilhados e espancados - muitas das vezes até a morte - por não cumprir obrigações ou mesmo sem razão aparente. 

Aluno: Alan Victor
Os textos são muito importantes pois falam da violência que atinge mulheres, desigualdade, preconceitos, e que a gente precisa pensar no que acontece na realidade de cada um, e que pode haver alguma mudança se formos em luta e buscar o direito nosso e do outro.
Aluno: Kayky
No contexto dos poemas, fala-se sobre negros, e é muito importante abordar esse assunto, pois isso era algo muito comum, e acontece ainda: pessoas negras serem julgadas pela cor de pele ou por conta do seu jeito de se vestir. Eles eram muito escravizado por conta de serem de peles escuras, eles não tinham o que comer, apanhavam e não podiam sair. Sempre foram as pessoas escravizadas. Hoje em dia não acontece muito isso, pois existe leis e penas para quem tenta fazer isso com essas pessoas de pele escura.
Interpretações: "Vozes-Mulheres" e "Sou negro",
Published:

Interpretações: "Vozes-Mulheres" e "Sou negro",

Published: